Técnicas

Conheça algumas das Técnicas oferecidas no nosso Ateliê!


  • Patchwork  - à máquina e à mão


Imagem retirada da internet

O Patchwork é uma técnica antiga e historiadores acreditam que no Egito já se fazia Patchwork.
Patchwork significa trabalho com retalhos. O unir retalhinhos conquista muitos adeptos em todo o mundo. Os segmentos são infinitos. Patchwork à mão, à máquina, moderno e tradicional. Estilo Europeu, Japonês, Americano. O Patchwork   consiste em unir pedaços de tecido para formar uma peça. A combinação e disposição geométrica gera um bloco e nele várias técnicas diferentes. Você pode fazer desde uma simples capa de almofada, como uma linda colcha. Já pensou? O Patchwork é o topo do trabalho. Quando unimos esse topo a um forro e uma manta, formamos o quilting. O universo do Patchwork é infinito o que garante que sempre aprenderemos um pouco mais. O saber nesta técnica nunca se esgota, se renova! No Ateliê Mosaico de Panos você aprende sobre esta técnica maravilhosa! Temos cursos para quem não sabe nada, para quem sabe pouco e também para quem sabe muito! Venha nos visitar e conhecer nossos professores e um pouco das nossas aulas.


  • Quilt Livre


Imagem retirada da internet

Quilt é o ato de prender o topo (trabalho feito com patchwork), a manta e o forro, formando um quilting  (acolchoamento).
O Quilt e o Patchwork andam juntos se completam. Historiadores afirmam que o Quilting mais antigo foi achado na Rússia, por volta de 100 a.C., com isso temos ideia da importância dessa técnica.
Existem várias maneiras de "quiltar" um trabalho. No Ateliê Mosaico de Panos, você poderá aprender uma dessas técnicas maravilhosas e relaxantes.
O Quilt Livre é ideal para quem deseja iniciar neste universo. A técnica é simples e só requer prática!
Você aprenderá dos mais simples aos mais elaborados designs de Quilt Livre.
Com as nossas dicas você iniciará com segurança trabalhos maravilhosos.


  • Trapunto 


Imagem retirada da Internet

Trapunto (stuffed work), é a técnica de dar relevo ao quilt. É criada deliniando o motivo com pontos à mão ou à máquina e depois preenchendo com uma camada extra de manta ou plumante.
A palavra Trapunto é italiana (trapungere) que significa bordado. A técnica é originária da Sicília, por volta do século XIV. O interessante nesta técnica é que não servia apenas para embelezar a peça, e sim para deixá-la mais quente, sem torná-la excessivamente pesada.
No Ateliê Mosaico de Panos você aprende todos os segredos desta técnica encantadora!



  • Chenille


Imagem retirada da internet

O Chenille, consiste em costurar vários tecidos juntos, criando assim um efeito muito parecido com o tecido de Chenille. Neste procedimento, os tecidos são desfiados e linhas de costuras paralelas são feitas, mostrando as cores das várias camadas usadas. No nosso curso você aprenderá como executar peças especiais.



  • RedWork
Imagem retirada da internet

Redwork (trabalho vermelho), consiste em bordar em torno de um desenho em um fundo branco (off-white) com um fio de linha contrastante. A linha vermelha é marcante e por isso mais utilizada. Popular na Inglaterra e nos Estados Unidos no fim do século XIX, a técnica  ganha cartaz quando o fio vermelho "colorfast", que provinha de um corante especial da índia (Turkey Red),  não "sangrava" (manchava) o tecido. O Bluework e BlackWork também seguem a mesma linha desta técnica. 
O Bluework surge quando a Turquia lança também o fio índigo colorfast. 
O Blackwork é o mais velho de todos e foi praticado pelos Europeus por volta do século XVI. A Princesa da Espanha, Catarina de Aragão adota o estilo, antes usado apenas pelos ingleses.
No nosso curso você aprenderá sobre esta técnica simples e atraente. 

  • Bordado Livre

Imagem retirada da internet

Bordar é relaxante e por anos vem sendo praticado pelas mulheres. Bordado Livre é o bordado sobre riscos transferidos sobre o tecido. Há uma infinidade de pontos no Bordado Livre (ponto haste, ponto atrás, ponto laçado, ponto cadeia, etc.), no nosso curso você aprenderá vários destes pontos e fará peças que passarão de geração. 

Nenhum comentário: